quarta-feira, julho 20

Por que beijamos de olhos fechados?

O beijo é uma coisa universal. Independente da cultura, da criação ou da personalidade, o beijo é algo que agrada e traz uma tranquilidade a qualquer um quando praticado com alguém que nos atrai em múltiplos sentidos. Mas vocês já pararam para se perguntar porque todos, sem excessão, beijam de olhos fechados?


A explicação mais racional diria que é por que buscamos concentração. Nosso cérebro trabalha de forma a dividir toda sua "potência" entre várias tarefas realizadas simultaneamente. Quando nos desligamos de uma dessas tarefas, você libera parte do seu cérebro, permitindo uma maior concentração na realização de outras tarefas - É justamente por esse motivo que pessoas que perdem algum dos sentidos (tato, audição, visão) tem tendência a desenvolver mais os outros - E o beijo é algo que exige uma concentração maior, não só pelo fato de cada um desejar ter um beijo que seja de destaque, mas também pois durante o beijo o corpo reage de forma diferente.

Enquanto o beijo ocorre, milhares de hormônios são liberados na corrente sanguínea. A endorfina é solta e nos gerá aquela sensação de bem estar. O coração bate mais forte e nossa respiração tem um ritmo diferente. Todas essas tarefas fazem com que seja necessário uma maior concentração do cérebro a cada uma delas.

Outro possível motivo seria estético, afinal de contas, pessoas que se beijam de olhos abertos ficam estranhas. Além de que um beijo de olhos abertos gera desconforto a outra pessoa. 

Mais um motivo razoável seria o fato de que quando se beija mantém-se a pessoa numa proximidade extrema para o olho. Considerando que nosso foco esteja entre 20 a 30 centímetros, quando se beija faz-se com que essa distância não seja respeitada, gerando um desconforto no olho (experimente colocar um dedo na frente do nariz e ficar olhando para ele).

Mas e você, porque beija de olho fechado?

Nenhum comentário: